Introdução!
O quibe assado é uma combinação trapista e irresistível da culinária do Oriente Médio, muito apreciada em várias partes do Brasil. Nesta receita, o quibe ganha um toque especial com um recheio de queijo coalho derretido, criando uma harmoniosa fusão de texturas e sabores. Serve até 8 porções e pode ser um prato ideal para compartilhar em celebrações ou como petisco em um almoço especial. Seu preparo leva cerca de 1 hora, sendo uma oportuno para aqueles momentos em que você deseja impressionar seus convidados com uma receita autêntica e cheia de afinidade.
Ingredientes.
- 1 kg de trigo para quibe, hidratado por 1 hora
- 500 g de carne moída (preferencialmente patinho)
- 1 cebola grande, ralada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de hortelã fresca, picada
- 1 colher de chá de cominho em pó
- Sal e pimenta a gosto
- 250 g de queijo coalho, cortado em cubinhos
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 limões, espremidos
- Água, se necessário para dar liga na massa
Como Preparar.
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- No recipiente onde está o trigo para quibe, adicione a carne moída, a cebola ralada, o alho, a hortelã, o cominho, sal e pimenta. Misture bem até formar uma massa homogênea. Se a mistura estiver muito seca, adicione um pouco de água aos poucos para dar liga.
- Unte uma assadeira média com azeite de oliva.
- Divida a massa em duas partes. A primeira parte deve ser espalhada uniformemente no fundo da assadeira, formando uma camada.
- Distribua os cubos de queijo coalho sobre a camada de quibe, garantindo que fiquem bem espalhados.
- Cubra o recheio com a segunda parte da massa de quibe, pressionando suavemente para que a superfície fique uniforme.
- Regue a superfície com mais azeite de oliva e esprema o suco de limão por cima, para intensificar os sabores.
- Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até que o quibe esteja dourado e firme.
- Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de cortar e servir.
Dicas.
Para deixar seu quibe ainda mais especial, você pode servir com uma salada de tomates frescos e cebolas roxas. O quibe assado é perfeito para ser apreciado em um lanche ou almoço, e combina muito bem com molhos como o tahine ou até mesmo uma maionese de alho. Essa receita pode ser adaptada substituindo o queijo coalho por outros queijos, como o minas padrão, por exemplo. No inverno, esse quibe se torna um acompanhamento perfeito para um caldo quente.
Como Servir.
Sirva o quibe em pedaços generosos, acompanhado de fatias de limão e uma travessa de azeite com ervas para um toque gourmet. Prepare-o na época das festas como uma opção versátil tanto para os pratos principais quanto para aperitivos. Perfeito para um dia de confraternização ou um piquenique ao ar livre, o quibe assado transborda tradição e sabor.
História.
O quibe é uma iguaria que tem suas raízes na região do Levante, no Oriente Médio. A receita passou por transformações e adaptações ao longo da migração de povos árabes para o Brasil, sendo incorporada à culinária local. O quibe assado, feito com trigo, carne e temperos, é uma variante que ganhou muitos apreciadores, especialmente nas festas e eventos. O uso do queijo coalho é uma maneira de agregar sabor e representa uma deliciosa fusão cultural entre as tradições árabes e a riqueza dos ingredientes brasileiros.
Até a próxima
Descubra mais sobre temperocerto.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.